© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 têm à disposição um aplicativo gratuito para auxiliar nos estudos. Lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o “MEC Enem – o Simuladão do Enem” oferece uma variedade de recursos para a preparação dos estudantes, especialmente para as provas de ciências da natureza e matemática, marcadas para o próximo domingo.

O aplicativo, disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play, e também acessível via internet, foi projetado para ser uma ferramenta completa de apoio aos estudos. Para acessar o conteúdo, os interessados devem se conectar através da plataforma Gov.Br, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), e realizar um cadastro no aplicativo ou site.

Após o cadastro, os estudantes têm acesso a diversos conteúdos em formatos de vídeo e apostilas, além de funcionalidades como:

Trilhas de estudo segmentadas por complexidade e área do conhecimento.
Simulados completos com questões de provas anteriores do Enem.
Simulados de questões alternativas por área do conhecimento.
Assistente virtual com inteligência artificial para criar planos de estudo personalizados.
Tira-dúvidas com conteúdos exclusivos das matérias do Enem.

A plataforma registra as conquistas e pontuações de cada estudante em um perfil privado, permitindo que os usuários compartilhem seu progresso nas redes sociais.

No segundo dia do Enem, os participantes responderão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília). As provas começarão às 13h30 e terminarão às 18h30.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que a reaplicação das provas será nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que perderam o primeiro dia devido a problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. A solicitação para reaplicação pode ser feita na Página do Participante, no site do Inep, entre os dias 17 e 21 de novembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu