© Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tornou público, nesta quinta-feira (13), o gabarito oficial das provas objetivas referentes ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos já podem consultar os gabaritos correspondentes aos diferentes cadernos de prova utilizados no exame.

Para acessar os gabaritos, os participantes devem navegar até a seção “Provas e Gabaritos” no site do Inep e selecionar o ano de 2025. Lá, encontrarão os cadernos de prova (azul, amarelo, branco, verde) e os respectivos gabaritos. Além disso, estão disponíveis os cadernos de provas adaptados com recursos de acessibilidade, incluindo versões em braile, Libras e com fontes e imagens ampliadas e superampliadas.

O gabarito divulgado contém as respostas das 90 questões objetivas aplicadas no primeiro dia do exame. Dessas, 45 questões abordaram temas relacionados a linguagens, incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. As outras 45 questões foram focadas em ciências humanas, abrangendo história, geografia, filosofia e sociologia.

É importante ressaltar que o número de acertos no gabarito não determina diretamente a nota final do candidato. O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular o desempenho dos estudantes. A TRI avalia a coerência das respostas corretas, considerando o grau de dificuldade de cada questão. Esse modelo matemático identifica a consistência das respostas, levando em conta a dificuldade de cada item.

As provas do Enem 2025 foram aplicadas no último domingo (9), em 164.906 salas distribuídas em 1.805 municípios nas 27 unidades da federação.

No próximo domingo (16), os candidatos enfrentarão o segundo dia de provas, com questões de matemática, biologia, química e física, focadas em raciocínio lógico e aplicação de fórmulas.

Candidatos que perderam um dos dias de prova por motivos de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos podem solicitar a reaplicação do exame, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro. A solicitação de reaplicação, restrita aos casos previstos no edital, deve ser feita exclusivamente na Página do Participante no site do Inep, entre os dias 17 e 21 de novembro (até as 12h, horário de Brasília).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Destaques Informa+

Relacionadas

Menu